domingo, 2 de julho de 2017

[Tutorial] Arquivos CRC o que são e para que servem?


Existem alguns arquivos de verificação de redundância cíclica (CRC) que permitem detectar erros no empacotamento de arquivos.

É possível que quando se faz o download de um arquivo dividido em várias partes, uma delas esteja corrompida ou incompleta, se a pessoa que fez o upload desses arquivos criou, em seguida, um arquivo de verificação SFV ou MD5, podemos verificar se as partes descarregadas estão corretas ou se há alguma corrompida (para reparo ou fazer download novamente), incluso se está faltando alguma parte do arquivo. 


Ao baixar uma imagem ISO, como o DVD de instalação de uma distribuição do Linux, por exemplo, o mesmo tipo de conferência pode ser feita. Antes de gravar a mídia e iniciar a instalação, convém sempre conferir se o hash (ou checksum) atribuído à imagem original é o mesmo da cópia presente no disco rígido da sua máquina. Se a sequência de números e letras for igual, o arquivo não foi corrompido e é uma cópia perfeita do conteúdo online.

Essa sequência alfanumérica, conhecida entre os programadores como string, é calculada e conferida por meio de comandos ou programas que acompanham os sistemas operacionais mais modernos, podendo também ser produzidos por terceiros. Por vezes, o arquivo corrompido pode ser executado, mas em algum ponto poderá apresentar erro. Na pior das hipóteses, o arquivo não abre ou não é executado, o CRC servirá para comprovar se esse arquivo está realmente corrompido.

Todos ou quase todos os utilitários de compactação ou divisão de arquivos, incluem a possibilidade de usar esses arquivos de verificação. No entanto, existem utilitários que são capazes de gerar esses arquivos e verificá-los uma vez que se tenha terminado de baixá-los. 

O que são arquivos SFV, MD5 e PAR?

Basicamente são arquivos de verificação de paridade. São usados para verificar se um ou mais arquivos baixados correspondem aos arquivos originais. Há vários utilitários que nos ajudam a criar e / ou verificar os arquivos CRC como RapidCRC, Anime Checker, SmartPAR, QuickSFV, WinSFV, FSRaid, QuickPar, etc ...

Como calcular ou verificar o CRC de um arquivo que baixamos ou de um arquivo que criamos?

Criar um arquivo MD5 ou SFV

Existem muitos programas para criar e verificar, como exemplo vou usar o FlashSFV que permite criar/verificar arquivos SFV e MD5

Você pode baixá-lo aqui:


Código:
http://www.trvx.com/flashsfv/



+ Clique em New.

Imagem

+ Vamos para a pasta que contém os arquivos.
+ Selecionamos os arquivos.
+ E clicamos em "Create"

Imagem

+ Escolhemos um nome e se queremos criar um arquivo SFV ou MD5

Imagem

Pronto!


Conferir um arquivo MD5 ou SFV

O arquivo SFV ou MD5 e as partes a verificar têm de estar na mesma pasta. Opcionalmente "flashsfv.exe" pode também está ali para não ter que procurar muito.

+ Clique em "Check"

Imagem

+ Procuramos a nossa pasta e abrimos o SFV ou MD5

Imagem

+ Se tudo estiver correto estará deste jeito

Imagem

+ Se o arquivo estiver corrompido: terá um X vermelho.

+ Se um arquivo não for encontrado: terá um lupa do lado do nome.

Imagem

Opções do programa

Imagem

Clicando em "Options"

Imagem

Conferir md5 e sfv facilmente

As primeiras duas opções associam os arquivo .md5 e .sfv ao programa FlashSFV, então basta clicar duas vezes sobre um .sfv ou .md5 para verifica um arquivo.

Criar Facilmente arquivos md5 e SFV

As duas últimas opções são para integrar o programa ao Windows Explorer, permitindo criar md5 ou sfv de um arquivo só clicando com o botão direito e selecionando a opção de create .sfv ou .md5.

Pessoalmente eu recomendo o uso dos arquivos MD5 por serem mais novos e terem menor margem de erros que os arquivos SFV.

Recomendo também os programas RapidCRC e o Anime Checker que são de fácil manuseio e alta funcionalidade.


RapidCRC é um utilitário de arquivo que verifica o CRC dos arquivos. Esta ferramenta CRC permite verificar a consistência e integridade dos arquivos, verificando seus checksums. Ele também permite que você crie e verifique arquivos SFV - cada um desses arquivos armazena os dados de soma de verificação de outro arquivo, permitindo aos usuários encontrar arquivos corrompidos ou erros no tamanho dos arquivos. O programa também cria arquivos MD5, que são semelhantes aos arquivos SFV em que o seu objectivo principal é o de garantir a integridade e consistência de um arquivo que está sendo baixado ou copiado. Este programa pode colocar informações CRC no nome de um arquivo.

A interface do programa é bastante amigável para o usuário: todas as características e os dados são apresentados em uma janela principal. Ele suporta a seleção de vários arquivos, listando os arquivos que indicam se há informações de CRC disponíveis em cada um. Processo de instalação do programa é simples e fácil de executar; não são necessárias bibliotecas ou programas adicionais.

Download do programa:

RapidCRC:
Código:
http://rapidcrc.sourceforge.net/download.html


Anime Checker é uma ferramenta que calcula o CRC32 de seus arquivos. O CRC são 8 caracteres hexadecimais que a maioria dos fanssubers incluem no final dos nomes de seus lançamentos (Por exemplo: meu_video_ [A3B6DF52] .avi).
Para verificar a integridade de arquivos, Anime Checker irá calcular o valor CRC do arquivo e compará-lo com o valor CRC dado. Se é o mesmo, não há nada de errado com o arquivo. Se não for o mesmo, o arquivo está provavelmente corrompido ou incompleto.

Download do programa:

Anime Checker:
Código:
http://animechecker.sourceforge.net/index.php?page=home


Algumas alternativas aos programas apresentadas podem ser encontradas aqui:

Código:
http://alternativeto.net/software/rapidcrc/


Então era só isso que queria demonstrar e até uma próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário